Evento do dia 29/08 – Veja mais….
ARTICULANDO OS CONCEITOS BÁSICOS DE PIAGET COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA
“O sujeito e os conhecimentos se (re)constroem simultaneamente”
Leandro de Lajonquière
ANNA MARIA LACOMBE
PSICOPEDAGOGA
Fundação Biblioteca Nacional – Escritório de Direitos Autorais – Nº do registro: 201.286 – Livro 347 – folha 446 2
O QUE É A INTELIGÊNCIA ?
1 – DEFINIÇÃO DE PIAGET:
A inteligência se constrói através da interação sujeito /objeto .
O pensamento é uma ação interiorizada.
COMO?
2 – PROCESSO DO CONHECIMENTO:
– ASSIMILIAÇÃO: O sujeito incorpora o objeto aos seus esquemas
– ACOMODAÇÀO: O sujeito ajusta seus esquemas ao objeto
– ORGANIZAÇÃO: O sujeito integra o “novo” à sua totalidade interna
Busca de coerência
“Inteligência, enquanto função, é adaptação.
Inteligência enquanto estrutura é organização.”
Yves dela Taille
Anna Maria Lacombe
PENSAMENTO FIGURATIVO E PENSAMENTO OPERATIVO
1. PENSAMENTO FIGURATIVO
Objeto no seu estado: configuração.·
Pensamento estável: pouco reversível.·
Construído pela:·
Percepção
Imitação
Imagem Mental
Predomina no estágio pré-operatório.·
2. PENSAMENTO OPERATIVO:
- Transformações do objeto pela ação do sujeito
- Pensamento móvel e reversível
- Predomínio no estágio operatório
Anna Maria Lacombe
ATRAVÉS DA:
– Assimilação
– Acomodação
– Organização
– Desequilibrações e equilibrações
O sujeito vai construindo, nos diferentes estágios do pensamento, as categorias lógicas e infralógicas do pensamento.
Anna Maria Lacombe
CATEGORIAS LÓGICAS
O objeto é visto como uma unidade independente de sua situação· espacial/temporal.
Ausência de imagem mental: presença do pensamento operativo·
As categorias lógicas são:
1. Classificação (lógica das semelhanças)
2. Seriação (lógica das diferenças)
3. Quantificação (quantidade)
4. Lógica Proposicional Pensamento formal
5. Lógica Combinatória
Anna Maria Lacombe
CATEGORIAS INFRALÓGICAS
O Objeto é visto enquanto situado num tempo e num espaço.·
Presença de imagem mental: pensamento figurativo.·
As categorias infralógicas são:
1 – Objeto – Nas suas relações parte todo e nas suas relações físicas com outros objetos.
2 – Espaço
3 – Tempo
Anna Maria Lacombe
ESTÁGIOS DA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA
1 – Sensório Motor ……………………….. Dos 0 aos 2 anos
2 – Pré-operatório …………………………. Dos 2 aos 7 anos
2.1 – Simbólico …………………………… Dos 2 aos 4 anos
2.2 – Intuitivo Global …………………. Dos 4 aos 6 anos
2.3 – Intuitivo Articulado ………….. Dos 6 aos 7 anos
3 – Operatório Concreto ……………… Dos 7 aos 11/12 anos
4 – Operatório Formal ………………….. A partir dos 11/12 anos
(Pensamento abstrato) Equilíbrio por volta de 15 anos
Anna Maria Lacombe
BIBLIOGRAFIA:
Dolle, Jean Marie – Para Compreender Jean Piaget
edição/reimpressão 2005 Editor: Instituto Jean Piaget
Lacombe, Anna Maria e Ana Luísa – Acender um Fogo, o jogo e o teatro na escola Pró-Saber, 2002
Piaget, Jean – A Construção da Inteligência na Criança –Zahar editores, Rio de Janeiro,1975
A Construção do Real na Criança – Zahar editores, Rio de Janeiro,1975
A Formação do Símbolo na Criança – Zahar editores, Rio de Janeiro, 1975
Equilibração das Estruturas Cognitivas – Editora Zahar editores, Rio de Janeiro, 1976
Piaget, Jean e A. Szeminska- A Gênese do Número na Criança- Zahar editores, Rio de Janeiro, 1975