Evento do dia 29/08 – Veja mais….

ARTICULANDO OS CONCEITOS BÁSICOS DE PIAGET COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA

 

“O sujeito e os conhecimentos se (re)constroem simultaneamente” 

Leandro de Lajonquière

 

ANNA MARIA LACOMBE

PSICOPEDAGOGA

   Fundação Biblioteca Nacional – Escritório de Direitos Autorais – Nº do registro: 201.286 – Livro 347 – folha 446 2

 

 O QUE É A INTELIGÊNCIA ?

 1 – DEFINIÇÃO DE PIAGET:

 A inteligência se constrói através da interação sujeito /objeto .

 O pensamento é uma ação interiorizada.

 

COMO?

 

2 – PROCESSO DO CONHECIMENTO:

 – ASSIMILIAÇÃO: O sujeito incorpora o objeto aos seus esquemas

 – ACOMODAÇÀO: O sujeito ajusta seus esquemas ao objeto

 – ORGANIZAÇÃO: O sujeito integra o “novo” à sua totalidade interna

Busca de coerência

“Inteligência, enquanto função, é adaptação.

Inteligência enquanto estrutura é organização.” 

Yves dela Taille

 

Anna Maria Lacombe

 

PENSAMENTO FIGURATIVO E PENSAMENTO OPERATIVO

 1. PENSAMENTO FIGURATIVO

 Objeto no seu estado: configuração.· 

 Pensamento estável: pouco reversível.· 

 Construído pela:· 

 Percepção

 Imitação

 Imagem Mental

 Predomina no estágio pré-operatório.· 

  2. PENSAMENTO OPERATIVO:

  • Transformações do objeto pela ação do sujeito
  • Pensamento móvel e reversível
  • Predomínio no estágio operatório

 

 

Anna Maria Lacombe

 

 ATRAVÉS DA:

 – Assimilação

 – Acomodação

 – Organização

 – Desequilibrações e equilibrações

O sujeito vai construindo, nos diferentes estágios do pensamento, as categorias lógicas e infralógicas do pensamento.

 Anna Maria Lacombe

 

 CATEGORIAS LÓGICAS

 O objeto é visto como uma unidade independente de sua situação·  espacial/temporal.

 Ausência de imagem mental: presença do pensamento operativo· 

 As categorias lógicas são:

 1. Classificação (lógica das semelhanças)

 2. Seriação (lógica das diferenças)

 3. Quantificação (quantidade)

 4. Lógica Proposicional Pensamento formal

 5. Lógica Combinatória

 

Anna Maria Lacombe

 

CATEGORIAS INFRALÓGICAS

 O Objeto é visto enquanto situado num tempo e num espaço.· 

 Presença de imagem mental: pensamento figurativo.· 

 As categorias infralógicas são:

 1 – Objeto – Nas suas relações parte todo e nas suas relações físicas com outros objetos.

 2 – Espaço

 3 – Tempo

 

Anna Maria Lacombe

 

 ESTÁGIOS DA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA

 1 – Sensório Motor ……………………….. Dos 0 aos 2 anos

 2 – Pré-operatório …………………………. Dos 2 aos 7 anos

 2.1 – Simbólico …………………………… Dos 2 aos 4 anos

 2.2 – Intuitivo Global …………………. Dos 4 aos 6 anos

 2.3 – Intuitivo Articulado ………….. Dos 6 aos 7 anos

 3 – Operatório Concreto ……………… Dos 7 aos 11/12 anos

 4 – Operatório Formal ………………….. A partir dos 11/12 anos

 (Pensamento abstrato) Equilíbrio por volta de 15 anos

 

Anna Maria Lacombe

 

BIBLIOGRAFIA:

 Dolle, Jean Marie – Para Compreender Jean Piaget

 edição/reimpressão 2005 Editor: Instituto Jean Piaget

 Lacombe, Anna Maria e Ana Luísa – Acender um Fogo, o jogo e o teatro na escola Pró-Saber, 2002

 Piaget, Jean – A Construção da Inteligência na Criança –Zahar editores, Rio de Janeiro,1975

 A Construção do Real na Criança – Zahar editores, Rio de Janeiro,1975

 A Formação do Símbolo na Criança – Zahar editores, Rio de Janeiro, 1975

 Equilibração das Estruturas Cognitivas – Editora Zahar editores, Rio de Janeiro, 1976

 Piaget, Jean e A. Szeminska- A Gênese do Número na Criança- Zahar editores, Rio de Janeiro, 1975