A abpp-rj

A psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo especifica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo (Bossa, 2000, p. 23). Ocupa-se do processo de aprendizagem humana: seus padrões de desenvolvimento e a influência do meio nesse processo.

A clínica psicopedagógica corresponde a um de seus campos de atuações cujo objetivo é diagnosticar e tratar os sintomas emergentes no processo de aprendizagem. O diagnóstico psicopedagógico busca investigar, pesquisar para averiguar quais são os obstáculos que estão levando o sujeito a situações  de não aprender, aprender com lentidão e/ou com dificuldade; esclarece uma queixa do próprio sujeito, da família ou da escola. (Weiss apud Scoz, 1991, p. 94).

A psicopedagogia no Brasil, à trinta anos, vem desenvolvendo um quadro teórico próprio a  uma nova área de conhecimento, que traz em si as origens e contradições de uma atualização interdisciplinar, necessitando de muita reflexão teórica e pesquisa (Bossa, op.cit, p.13).

A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, o que adveio de uma demanda o problema de aprendizagem, colocando num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia  e evolui devido a existência de recursos, para atender esta demanda, constituindo-se assim, numa prática. Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem. Portanto vemos que a psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como esta aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhece-las, tratá-las e preveni-las. Este objeto de estudo, que um sujeito a ser estudado por outro sujeito, adquire características específicas a depender do trabalho clínico ou preventivo (Idem, p. 21).

A destinação entre o trabalho clínico e o preventivo fundamental. O primeiro visa buscar os obstáculos e as causas para o problema de aprendizagem instalado; e o segundo estudar as condições evolutivas da aprendizagem apontando caminhos para um aprender mais eficiente.

Vejamos a definição de Bossa (Idem, p.21) sobre os dois campos de atuação da psicopedagogia:

O trabalho clínico da-se na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender. Nesse processo, onde investigador e objeto-sujeito de estudo interagem constantemente, a própria alteração torna-se alvo de estudo da Psicopedagogia. Isto significa que, nesta modalidade de trabalho, deve o profissional compreender o que o sujeito aprende, como aprende e porque, além de perceber a dimensão da relação entre psicopedagogo e sujeito de forma a favorecer a aprendizagem.

No enfoque preventivo,a  instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem objeto de estudo da Psicopedagogia, uma vez que são avaliados os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem no processo de aprendizagem.

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer seu processo de aprendizagem, seus limites, suas competências, principalmente a intrapessoal e a interpessoal, pois seu objeto de estudo um outro sujeito, sendo essencial o conhecimento e possibilidade de diferencia o do que é pertinente de cada um.Essa inter-relação de sujeitos, em que um procura conhecer o outro naquilo que o impede de aprender, implica uma temática muito complexa (Ibidem., p. 23).

O psicopedagogo tem como função identificar a estrutura do sujeito, suas transformações no tempo, influências do seu meio nestas transformações e seu relacionamento com o aprender. Este saber exige do psicopedagogo o conhecimento do processo de aprendizagem e todas as suas inter-relações com outros fatores que podem influencia-lo, das influências emocionais, sociais, pedagógicas e orgânicas. Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica reflexão sobre suas origens teóricas e entender como estas áreas de conhecimento são aproveitadas e transformadas num novo quadro teórico próprio, nascido de sementes em comum.

A Psicologia e a Pedagogia são as áreas ai???mA?esai??? da psicopedagogia, mas nA?o sA?o suficientes para embasar todo o conhecimento necessA?rio. Desta forma, foi preciso recorrer a outras A?reas, como a Filosofia, a Neurologia, a Sociologia, a PsicolingA?Ai??stica e a PsicanA?lise, no sentido de alcanAi??ar uma compreensA?o multifacetada do processo de aprendizagem.

Nesse lugar do processo de aprendizagem coincidem um momento histA?rico, um organismo, uma etapa genAi??tica da inteligA?ncia e um sujeito associado a tantas outras estruturas teA?ricas, de cuja engrenagem se ocupa e preocupa a Epistemologia; referimo-nos principalmente ao materialismo histA?rico, Ai?? teoria piagetiana da inteligA?ncia e a teoria psicanalAi??tica de Freud, enquanto instauram a ideologia, a operatividade e o inconsciente (Pain,1985, p.15).

O campo de atuaAi??A?o da psicopedagogia Ai?? focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnA?stico e tratamento dos seus obstA?culos, sendo o psicopedagogo responsA?vel por detectar e tratar possAi??veis obstA?culos no processo de aprendizagem; trabalhar o processo de aprendizagem em instituiAi??Ai??es de indivAi??duos ou grupos e realizar processos de orientaAi??A?o educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual ou em grupo.

As A?reas de estudo se traduzem na observaAi??A?o de diferentes dimensAi??es no processo de aprendizagem: orgA?nico, cognitivo, emocional, social e pedagA?gico. ai???A interligaAi??A?o desses aspectos ajudarA? a construir uma visA?o gestA?ltica da pluricausalidade deste fenA?meno, possibilitando uma abordagem global do sujeito genericviagra. em suas mA?ltiplas facetasai??? (Weiss, 1992, p. 22).

A dimensA?o emocional estA? ligada ao desenvolvimento afetivo e sua relaAi??A?o com a construAi??A?o do conhecimento e a expressA?o deste atravAi??s de uma produAi??A?o grA?fica ou escrita. A psicanA?lise Ai?? a A?rea que embasa esta dimensA?o, trata dos aspectos inconscientes envolvidos no ato de aprender, permitindo-nos levar em conta a face desejante do sujeito. Neste caso, o nA?o aprender pode expressar uma dificuldade na relaAi??A?o da crianAi??a com seu grupo de amigos ou com a sua famAi??lia, sendo o sintoma de algo que nA?o vai bem nesta dinA?mica.

A dimensA?o social estA? relacionada Ai?? perspectiva da sociedade, onde estA?o inseridas a famAi??lia, o grupo social e a instituiAi??A?o de ensino. A Psicologia Social Ai?? a A?rea responsA?vel por este aspecto. Encarrega-se da constituiAi??A?o dos sujeitos, que responde Ai??s relaAi??Ai??es familiares, grupais e institucionais, em condiAi??Ai??es socioculturais e econA?micas especAi??ficas e que contextualizam toda a aprendizagem. Um exemplo de sintoma do nA?o aprender relacionado a este aspecto pode acontecer pelo fato do sujeito estar vivendo realidades em dois grupos de ideologia e prA?tica com muitas diferenAi??as.

A dimensA?o cognitiva estA? relacionada ao desenvolvimento das estruturas cognoscitivas do sujeito aplicadas em diferentes situaAi??Ai??es. No domAi??nio desta dimensA?o, devemos incluir a memA?ria, a atenAi??A?o, a percepAi??A?o e outros fatores que usualmente sA?o classificados como fatores intelectuais. A Epistemologia e a Psicologia GenAi??tica sA?o as A?reas de pano de fundo para este aspecto. Encarrega-se de analisar e descrever o processo construtivo do conhecimento pelo sujeito em interaAi??A?o com os outros objetos.

A dimensA?o pedagA?gica estA? relacionada ao conteA?do, metodologia, dinA?mica de sala de aula, tAi??cnicas educacionais e avaliaAi??Ai??es aos quais o sujeito Ai?? submetido no seu processo de aprendizagem sistemA?tica. A Pedagogia contribui com as diversas abordagens do processo ensino aprendizagem, analisando-o do ponto de vista de quem ensina.

A dimensA?o orgA?nica estA? relacionada Ai?? constituiAi??A?o biofisiolA?gica do sujeito que aprende. A medicina e, em especial, algumas A?reas especAi??ficas contribuem para o embasamento deste aspecto. Os fundamentos da NeurolinguAi??stica possibilitam a compreensA?o dos mecanismos cerebrais que subjazem ao aprimoramento das atividades mentais. Sujeitos com alteraAi??A?o nos A?rgA?os sensoriais terA?o o processo de aprendizagem diferente de outros, pois precisam desenvolver outros recursos para captar material para processar as informaAi??Ai??es.

A LinguAi??stica Ai?? a A?rea que atravessa todas as dimensAi??es. Apresenta a compreensA?o da linguagem como um dos meios que caracteriza o tipicamente humano e cultural: a lAi??ngua enquanto cA?digo disponAi??vel a todos os membros de uma sociedade e a fala como fenA?meno subjetivo, evolutivo e historiado de acesso Ai?? estrutura simbA?lica.

Nenhuma dessas A?reas surgiu para responder especificamente a questAi??es da aprendizagem humana. No entanto, fornecem meios para refletirmos cientificamente e operarmos no campo psicopedagA?gico.

Fonte: DissertaAi??A?o de Mestrado “CONSTRUINDO UM ESPAAi??O: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA APLICAAi??A?O NO PROCESSO DE AVALIAAi??A?O PSICOPEDAGAi??GICA” – Sueli de Abreu – UFRJ/NCE – 2004