Notícias

Comunicado aos Psicopedagogos 01 – Pandemia

Publicado em 19 de março de 2020

Abpp promove: Supervisão em Psicopedagogia

Publicado em 8 de agosto de 2019

 

Grupo de Supervisão

Preços especiais!!

Dúvidas e Agendamentos entrar em contato com a secretária:

Telefone: 95902-2897

E-mail: abpp-rj@abpp-rj.com.br

Fotos do Curso de Atualização em Psicopedagogia – Julho 2019

Publicado em

 

Terceiro encontro do curso

Módulo: Processos de Intervenção

Palestrantes: Dirce Maria Morrissy Machado

                            Daniela Bartholo

 

 

 

Quarto encontro do curso

Módulo: Práticas Clínicas e Estudos de Casos

Palestrantes: Alana Sineiro

                            Clytia Castro 

TORNE-SE UM ASSOCIADO TITULAR

Publicado em 17 de maio de 2017

TORNE-SE UM ASSOCIADO TITULAR

 Comunicamos aos nossos associados efetivos, interessados em passar para a categoria de Associados Titulares, que a Comissão de Reconhecimento da abpp-rj se reunirá no dia 21 de setembro do presente ano, às 10h, no endereço de nossa sede, para avaliar a proposta de acesso de tais sócios. Lembramos que, para tanto, deverão ser cumpridas todas as exigências regulamentares da Associação Nacional encontradas no site da abpp e apresentadas no texto abaixo.

Toda a documentação deverá ser encaminhada à sede com um mês de antecedência, ou seja, até o dia 21 de agosto, para que possa ser analisada pela Comissão.

Atenciosamente,

Maria Katiana Veluk Gutierrez

Presidente abpp-rj

 

CRITÉRIOS PARA A PASSAGEM DO ASSOCIADO CONTRIBUINTE
PARA O ASSOCIADO TITULAR

I – Ser associado contribuinte da abpp-rj há pelo menos 3 (três) anos consecutivos e estar em dia com o pagamento da semestralidade;

II – Apresentar certificado do Curso de Especialização em Psicopedagogia;

II – Comprovar o exercício efetivo de atendimento psicopedagógico, em consultório ou instituição, pelo período de 5 (cinco) anos, no mínimo;

IV – Redigir e ler à Comissão de Reconhecimento, um Memorial descrevendo sua trajetória profissional;

V – Apresentar Currículum Vitae Comprovado, xerocado de maneira cronológica;

VI – Apresentar atestado de Supervisão com psicopedagogo de, no mínimo, 5 (cinco) anos;

VII – Apresentar atestado de Terapia pessoal de, no mínimo 3 (três) anos;
VIII. Comprovar a participação, como congressista, em pelo menos um Congresso de âmbito Nacional promovido pela abpp e outro regional promovidos pela abpp-rj;
IX – cada associado Titular pagará anualmente o valor estipulado pela Diretoria Executiva, além e independentemente da sua contribuição como associado regional.

OBS:

  • Todo Associado Titular deverá revalidar sua titulação a cada 5 (cinco) anos, comprovando a participação em pelo menos um Congresso Nacional promovido pela ABPp neste período e devendo estar em dia com a Tesouraria
  • A mudança de categoria do Associado Contribuinte para Associado Titular foi aprovada no regimento interno da ABPp pelos Conselheiros Nacionais.
  • Somente os associados Titulares poderão se candidatar a Diretor Geral de Seção, Coordenador de Núcleo, bem como a Conselheiro da ABPp.
  • O Associado Titular constará da Relação de Psicopedagogos reconhecidos pela ABPp, e, terá seu nome divulgado no site e na Revista (nesta quando houver disponibilidade de espaço), desde que previamente autorizado e em dia com a tesouraria da ABPp.

“Deixe a criança ser criança e brincar mais” “A questão não é controlar, mas sim, guiar”

Publicado em 20 de março de 2017
“Deixe a criança ser criança e brincar mais”

” A questão não é controlar, mas sim, guiar”

(resenha)

São frases das psicólogas e escritoras, Iben Sandhal e Jessica Alexander.

Levantam a hipótese da ” Educação mais Feliz” que enfatiza o educar com liberdade e limites, a formação cidadã e muitos momentos de alegria com pessoas queridas.

Segundo as autoras, as brincadeiras são uma forma importante de aprendizado, onde aparecem desafios e problemas, e propiciam às crianças o auto conhecimento e a pratica de ações.

Na Dinamarca, a família e os educadores dão muita importância à socialização e a formação da criança com um espirito colaborativo, habilidade para escolher e capacidade de tomar decisões.O foco da escola e da família passa a ser  liberdade para as experiências e descobertas, e não, a competição e  conteúdo acadêmico.

Podemos observar opiniões semelhantes nos estudos sobre a Educação Sócio Emocional e a Inteligência Emocional (Richard Roberts e Daniel Goleman respectivamente.)

 

Referências : 1- Livro das autoras citadas ” Crianças Dinamarquesas : o que as pessoas mais felizes do mundo sabem sobre criar filhos confiantes e capazes”.

2- Artigo do jornal O Globo de 15/01/2017.

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