Notícias
Fotos evento: ” Ansiedade e Depressão na Infância e na Adolescência” – Agosto 2019
Abpp promove: Supervisão em Psicopedagogia
Grupo de Supervisão
Preços especiais!!
Dúvidas e Agendamentos entrar em contato com a secretária:
Telefone: 95902-2897
E-mail: abpp-rj@abpp-rj.com.br
Fotos Evento: “Aprendizagem em tempos de internet e redes sociais” – Julho 2019
Fotos do Curso de Atualização em Psicopedagogia – Julho 2019
Terceiro encontro do curso
Módulo: Processos de Intervenção
Palestrantes: Dirce Maria Morrissy Machado
Daniela Bartholo
Quarto encontro do curso
Módulo: Práticas Clínicas e Estudos de Casos
Palestrantes: Alana Sineiro
Clytia Castro
Fotos do evento ” Inclusão em diferentes espaços escolares” – Novembro 2018 Clique Aqui…
Fotos do evento no RJ que aconteceu no sábado Setembro/2018, com Dr. Rossano e Ana Zenícola. Muitas reflexões sobre o tema.
TORNE-SE UM ASSOCIADO TITULAR
TORNE-SE UM ASSOCIADO TITULAR
Comunicamos aos nossos associados efetivos, interessados em passar para a categoria de Associados Titulares, que a Comissão de Reconhecimento da abpp-rj se reunirá no dia 21 de setembro do presente ano, às 10h, no endereço de nossa sede, para avaliar a proposta de acesso de tais sócios. Lembramos que, para tanto, deverão ser cumpridas todas as exigências regulamentares da Associação Nacional encontradas no site da abpp e apresentadas no texto abaixo.
Toda a documentação deverá ser encaminhada à sede com um mês de antecedência, ou seja, até o dia 21 de agosto, para que possa ser analisada pela Comissão.
Atenciosamente,
Maria Katiana Veluk Gutierrez
Presidente abpp-rj
CRITÉRIOS PARA A PASSAGEM DO ASSOCIADO CONTRIBUINTE
PARA O ASSOCIADO TITULAR
I – Ser associado contribuinte da abpp-rj há pelo menos 3 (três) anos consecutivos e estar em dia com o pagamento da semestralidade;
II – Apresentar certificado do Curso de Especialização em Psicopedagogia;
II – Comprovar o exercício efetivo de atendimento psicopedagógico, em consultório ou instituição, pelo período de 5 (cinco) anos, no mínimo;
IV – Redigir e ler à Comissão de Reconhecimento, um Memorial descrevendo sua trajetória profissional;
V – Apresentar Currículum Vitae Comprovado, xerocado de maneira cronológica;
VI – Apresentar atestado de Supervisão com psicopedagogo de, no mínimo, 5 (cinco) anos;
VII – Apresentar atestado de Terapia pessoal de, no mínimo 3 (três) anos;
VIII. Comprovar a participação, como congressista, em pelo menos um Congresso de âmbito Nacional promovido pela abpp e outro regional promovidos pela abpp-rj;
IX – cada associado Titular pagará anualmente o valor estipulado pela Diretoria Executiva, além e independentemente da sua contribuição como associado regional.
OBS:
- Todo Associado Titular deverá revalidar sua titulação a cada 5 (cinco) anos, comprovando a participação em pelo menos um Congresso Nacional promovido pela ABPp neste período e devendo estar em dia com a Tesouraria
- A mudança de categoria do Associado Contribuinte para Associado Titular foi aprovada no regimento interno da ABPp pelos Conselheiros Nacionais.
- Somente os associados Titulares poderão se candidatar a Diretor Geral de Seção, Coordenador de Núcleo, bem como a Conselheiro da ABPp.
- O Associado Titular constará da Relação de Psicopedagogos reconhecidos pela ABPp, e, terá seu nome divulgado no site e na Revista (nesta quando houver disponibilidade de espaço), desde que previamente autorizado e em dia com a tesouraria da ABPp.
“Deixe a criança ser criança e brincar mais” “A questão não é controlar, mas sim, guiar”
” A questão não é controlar, mas sim, guiar”
(resenha)
São frases das psicólogas e escritoras, Iben Sandhal e Jessica Alexander.
Levantam a hipótese da ” Educação mais Feliz” que enfatiza o educar com liberdade e limites, a formação cidadã e muitos momentos de alegria com pessoas queridas.
Segundo as autoras, as brincadeiras são uma forma importante de aprendizado, onde aparecem desafios e problemas, e propiciam às crianças o auto conhecimento e a pratica de ações.
Na Dinamarca, a família e os educadores dão muita importância à socialização e a formação da criança com um espirito colaborativo, habilidade para escolher e capacidade de tomar decisões.O foco da escola e da família passa a ser liberdade para as experiências e descobertas, e não, a competição e conteúdo acadêmico.
Podemos observar opiniões semelhantes nos estudos sobre a Educação Sócio Emocional e a Inteligência Emocional (Richard Roberts e Daniel Goleman respectivamente.)
Referências : 1- Livro das autoras citadas ” Crianças Dinamarquesas : o que as pessoas mais felizes do mundo sabem sobre criar filhos confiantes e capazes”.
2- Artigo do jornal O Globo de 15/01/2017.